No sábado, 30, empregados e aposentados da Caixa participaram do 2º Encontro Estadual para debater a situação da Funcef, em São Paulo. À princípio, foi repassado o andamento das propostas tiradas no 1º Encontro realizado em 19 de março.
Na ocasião, os participantes definiram uma campanha focada na busca de soluções para os problemas da Funcef. Duas ações foram tomadas. A primeira foi a Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) encaminhar um ofício à Caixa solicitando debate sobre o contencioso judicial, o voto de desempate, a reformulação do comitê e da política de investimentos, entre outros assuntos. A Caixa respondeu o documento à CEE/Caixa e aceitou incluir o tema na rodada de negociação do dia 14 de abril. Deste encontro, definiu-se a constituição de um grupo de trabalho tripartite (formado por representantes dos trabalhadores, da Funcef e da Caixa), que tem prazo até 14 de maio para início dos trabalhos.
Em seguida foram debatidos outros pontos como a utilização do voto de desempate pela diretoria do fundo de pensão. A reivindicação é que os participantes sejam consultados pela Funcef antes do uso do instrumento. Como a utilização do voto de desempate não é obrigatória, no caso de ser utilizado, que seja precedido de consulta aos participantes e que a decisão final respeite o resultado da consulta.
Outro ponto definido é a solicitação à Funcef e à Caixa de cópia dos relatórios mencionados em sua resposta para os itens do primeiro encontro sobre o contencioso judicial e um pedido para que os Conselhos Fiscal e Deliberativo apresentem prestações de contas periódicas.
As paralisações estratégicas foram lembradas nas resoluções do 2º Encontro. A ideia é que continuem sendo realizadas, como já vem sendo feito contra a reestruturação da Caixa a fim de pressionar a busca de solução também para os problemas do fundo de pensão.
Como a Caixa sinalizou, na resposta encaminhada à CEE/Caixa, que não há posição contrária a consultas aos participantes, será proposto que sejam feitas pesquisas também à respeito da política de investimentos da Funcef.
Todas as propostas deste 2º Encontro Estadual dos Empregados e Aposentados da Caixa serão encaminhadas à CEE, assim como aconteceu na primeira reunião.