Na Caixa as turbinas das mobilizações da Campanha Nacional Unificada 2016 foram aquecidas nesta quarta-feira (24), em todo o Brasil, com a realização do Dia Nacional de Luta, por iniciativa das entidades representativas. Representantes da APCEF/SP estiveram em diversas unidades da região durante o dia.
Em reuniões realizadas nos locais de trabalho, combinadas com atos nas portas das unidades, retardamento na abertura de agências e outras formas de protestos, dirigentes sindicais e empregados debateram as reivindicações gerais da categoria para a Campanha Nacional Unificada 2016, as específicas do banco e a importância de defender a Caixa 100% pública, reafirmando a luta por nenhum direito a menos.
Em várias localidades, segundo informações divulgadas por entidades representativas, a recepção dos empregados foi excelente. Em geral, as conversas giraram em torno das reivindicações da campanha salarial deste ano, com esclarecimentos sobre a realidade de os bancos, inclusive a Caixa, possuírem todas as condições de atendê-las.
Nas manifestações do Dia Nacional de Luta, houve debates de questões específicas como o RH 184, o fim dos caixas-minuto, a exposição dos tesoureiros e a conferência de documentos e assinaturas por técnicos bancários, naquilo que está sendo caracterizado como clima de terror gerado pelo processo de reestruturações ou remodelagens.
Os atos abordaram ainda a defesa da Caixa 100% pública.