Os empregados da Caixa na base da capital paulista e que se tornarão pais em 2017 podem se pré-inscrever no curso de orientação sobre paternidade responsável. O curso é requisito para a liberação da licença-paternidade de 20 dias. A licença de 20 dias foi instituída por meio da Lei 13.257 que criou a Política Nacional Integrada para a Primeira Infância válida a partir de janeiro de 2017. Por ser participante do programa Empresa Cidadã, a Caixa terá de conceder o direito aos empregados.
A lei exige a apresentação de certificado de participação em programa ou atividade de orientação sobre paternidade responsável. O documento deve ser entregue até dois dias úteis após o parto e também é válido em casos de adoção. Para os empregados que pertencem à base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região será oferecido curso na Faculdade 28 de Agosto, centro da capital. A primeira turma está prevista para fevereiro. Os interessados podem fazer uma pré-inscrição pelo (11) 3372-1240.
O curso irá focar na promoção da igualdade de gênero, a importância da divisão de tarefas e as dificuldades do período pós-parto. Os empregados das demais bases sindicais devem entrar em contato com a área de Gestão de Pessoas do banco para verificar os cursos aceitos. “Estamos conversando com dirigentes da Federação de Bancários (Fetec) para realizarmos seminário com representantes das demais regiões do estado. Queremos criar cursos nestas bases que tenham a mesma metodologia do que vamos oferecer em São Paulo”, explicou Neiva Ribeiro, diretora-geral da Faculdade 28 de Agosto.