Diretoria da Caixa bate seu próprio recorde de desrespeito à jornada de trabalho dos empregados e comunica abertura antecipada no dia seguinte

Qual é a jornada de trabalho dos bancários? Quando se trata dos empregados da Caixa, graças as ações da atual diretoria, a resposta mais correta hoje é: não sei. Para o atendimento ao saque das contas inativas do FGTS, as agências abriram duas horas mais cedo, conforme havia sido anunciado antecipadamente, entre 10 e 12 de abril. No entanto, hoje (dia 12) os empregados receberam um chamamento para a antecipação de abertura de agências no dia seguinte, 13 de abril.

O comunicado pegou os empregados de surpresa e em algumas Superintendências Regionais foi feito por Whatsapp. “A diretoria toma atitudes, aparentemente, sem pensar nas consequências aos empregados. Após as agências abrirem no último sábado, agora, em cima da hora, ela estendeu a abertura antecipada até o final da semana, em uma situação em que as agências estão com o quadro de pessoal extremamente defasado. Os empregados não aguentam mais tanta exploração, parece que só a direção não percebe”, apontou Leonardo Quadros, diretor da APCEF/SP.

Segundo empregados consultados pela APCEF/SP, a convocação agrava ainda mais a sobrecarga: “as pessoas estão exaustas, tem sido nove horas ininterruptas de atendimento, pois mesmo a agência fechando às 16h o atendimento vai até às 18h30”, contou.

A diretoria da APCEF/SP irá estudar qual medida judicial é cabível, como, por exemplo, uma denúncia ao Ministério do Trabalho.

“A situação é tão surreal que, certamente, muitos empregados saberão deste fato lendo esta matéria, já que esta abertura antecipada não foi comunicada nem interna, nem externamente. Ou seja, os principais interessados, trabalhadores da Caixa e clientes, são os últimos a saber”, ressaltou Leonardo.

Compartilhe: