A partir de 2025, médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e outros profissionais de saúde só poderão emitir seus recibos de pagamento por meio do sistema da Receita Federal, utilizando a ferramenta Receita Saúde. Essa mudança, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro, visa reduzir as inconsistências nas declarações de Imposto de Renda, que frequentemente resultam em malha fina, principalmente devido à emissão inadequada de recibos.

Antes opcional, a utilização do Receita Saúde passa a ser obrigatória para os profissionais de saúde que atuam como pessoa física, enquanto aqueles que operam com CNPJ continuam a utilizar o sistema Dmed. O novo processo de emissão eletrônica permite que pacientes consultem diretamente os recibos pelo aplicativo, eliminando a necessidade de guardar documentos físicos.

A Receita Federal disponibilizou um material com as principais dúvidas e respostas sobre a utilização do aplicativo. Clique aqui para acessar.

Vale lembrar que as despesas médicas relacionadas ao Saúde Caixa podem ser consultadas diretamente no site ou no aplicativo do Saúde Caixa.

Assessoria gratuita – A Apcef/SP disponibiliza assessoria especializada e gratuita para a elaboração da declaração do Imposto de Renda, voltada para associados e seus dependentes. O atendimento pode ser feito presencialmente, na sede administrativa, localizada na Rua 24 de Maio, 208, 10º andar, República, em São Paulo, ou on-line, via plataforma Zoom. O serviço inclui orientação completa, elaboração e transmissão da declaração diretamente para a Receita Federal.

O agendamento deve ser feito pelo e-mail impostoderenda@apcefsp.org.br ou pelo WhatsApp (11) 94597-5758, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Compartilhe: