O encerramento do projeto “Cantinho da Alfabetização”, no último sábado (23), na Vila Ariri, em São Luís (MA), foi celebrado com um evento que reuniu crianças atendidas, suas famílias e representantes das entidades que apoiam e são parceiras da ação, como a Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa), a Apcef/MA e a ONG Moradia de Cidadania.
Durante a solenidade, a diretora de Impacto Social da Fenae, presidenta da Apcef/MA e coordenadora da ONG Moradia e Cidadania no Maranhão, Giselle Menezes, destacou a relevância do projeto e o papel da educação na construção de uma sociedade mais igualitária.
“A Fenae acredita que a educação é o alicerce de uma sociedade mais justa e igualitária. Projetos como este são fundamentais para promover a inclusão social, impactam diretamente as crianças e suas famílias, criando oportunidades e transformando vidas. Seguiremos apoiando iniciativas que constroem um amanhã melhor para todos” afirmou Giselle.
O evento contou com apresentações culturais das crianças e a entrega de cestas básicas às famílias beneficiadas. Os depoimentos emocionantes reforçaram o impacto do projeto na comunidade e o compromisso das entidades envolvidas.
Além de Giselle Menezes, a celebração contou com as presenças de Maria das Dores Moreira e Moraes e Will Andrey, diretores da Apcef/MA; Nizete Queiroz, vice-coordenadora da ONG Moradia e Cidadania no Maranhão e vice-presidente da Apcef/MA; Eurídice Amélia Reis Rabelo, da Associações dos Aposentados e Pensionistas da Caixa no Maranhão (AEAP/MA); Angélica Maria, presidente da Associação Unidos pela Fibra; Ana Kerolaynne, coordenadora do projeto; Eunice Chê parceira e voluntária, e Paulo Henrique Maciel Dutra, da Superintendência Regional da Caixa em São Luís.
Sobre o projeto
Iniciado em março deste ano, o projeto atendeu cerca de 60 crianças, com idades entre 4 e 12 anos, em situação de vulnerabilidade, oferecendo reforço escolar, letramento e oficinas práticas como reciclagem e fotografia. Além disso, promoveu não apenas a educação básica, mas também atividades culturais, esportivas e de lazer, como visitas ao Cinema Sesc e celebrações de datas comemorativas. A iniciativa foi realizada na sede da Associação Unidos pela Fibra.
O principal objetivo foi contribuir para um futuro mais promissor, promovendo a igualdade e o desenvolvimento sustentável na comunidade Vila Ariri, no bairro Anjo da Guarda, em São Luís.
Futuro Brilhar
Para fortalecer a campanha e aumentar o engajamento de empregados da Caixa, aposentados, pensionistas e da sociedade civil em geral, acesse o site Futuro Brilhar (www.fenae.org.br/futurobrilhar). Na plataforma, os doadores têm acesso a informações sobre a campanha, os projetos em andamento e notícias relacionadas.