A Apcef/SP oferece aos seus associados uma programação exclusiva de treinos de xadrez, proporcionando tanto o desenvolvimento técnico quanto a integração entre jogadores. As atividades ocorrem às terças, quartas, quintas-feiras e aos sábados, com horários diferenciados para atender todos os públicos.

Os treinos de xadrez para as mulheres acontecem às terças e quintas-feiras, das 19h às 20h, de forma on-line pela plataforma Meeting, com a experiente professora Vanessa Gazola, que já representou o Brasil em quatro Olimpíadas de Xadrez. Estes treinos fazem parte do Projeto Elizabeth Harmon – Xadrez Feminino da Apcef/SP, inspirado na minissérie da Netflix, “O Gambito da Rainha”, vencedora de vários prêmios internacionais e a minissérie original de ficção mais vista no mundo todo em 2020.

Já os treinos de xadrez geral acontecem às quartas e quintas-feiras, das 16h30 às 20h, na sede administrativa no centro da cidade e, uma vez por mês, aos sábados no clube da capital. Estes treinos têm o acompanhamento do treinador MN Dirk Dagobert van Riemsdijk, uma referência no xadrez brasileiro.

O associado aposentado Valter San Martin, um veterano em competições, conta que começou a jogar damas e, aos 14 anos, ganhou um tabuleiro de xadrez da sua tia. Aprendeu rapidamente a jogar e o xadrez se tornou uma paixão em sua vida. Com uma trajetória marcada por grandes momentos, Valter destaca um episódio especial: participou de uma simultânea com o GM Jayme Suniê Neto, então campeão brasileiro, na Biblioteca Municipal de Curitiba, em 1995. “Ele jogou contra 30 adversários, venceu 29 e empatou uma partida”, relembra.

Nos Jogos dos Aposentados 2024, Valter brilhou, ganhou a medalha de ouro, vencendo todas as quatro partidas que disputou. “Foram adversários fortes, mas alcancei 100% de aproveitamento. Para isso, é preciso muito treino”, afirma ele, que tem predileção pela Abertura Inglesa e a Defesa Escandinava.

Valter reforça a importância da teoria no xadrez: “A dica que dou é estudar abertura, meio jogo e finais. A prática é essencial, mas o estudo é igualmente importante. E, claro, sempre respeitar o adversário”.

Os associados que desejam participar dos treinos de xadrez podem entrar em contato pelos telefones (11) 5613-5600 ou (11) 96334-1276, ou pelo e-mail esportes@apcefsp.org.br.

Compartilhe: