Entre os candidatos aprovados no último concurso da Caixa Econômica Federal, 15 foram oriundos do curso preparatório oferecido, gratuitamente, pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e o Sindicato dos Bancários de Brasília.

O curso teve como público-alvo associados dos sindicatos da base da Contraf, seus indicados e dependentes, que puderam acessar os conteúdos pela plataforma do Instituto Fenae https://edu.fenae.org.br/ e os dependentes de empregados Caixa, associados às 27 Apcefs do país, cujo acesso se deu por meio da Rede do Conhecimento, plataforma EAD da Fenae e das Apcefs. Ao todo, foram registradas 7.091 inscrições para o curso preparatório das entidades.

“O pai de um amigo é bancário, filiado ao sindicato. Aí esse meu amigo me indicou o curso e durante o concurso estudamos juntos algumas matérias, já que o curso era para comercial e fiz a prova para TI. Foi muito proveitoso”, destaca Arthur Santos de Araújo, de Brasília, do Distrito Federal que foi aprovado para Técnico Bancário em TI, no polo de Brasília.

Agora, Arthur está aguardando sua convocação. “Nunca trabalhei em banco, e a intenção era ingressar em um banco, pois conheço como foi a carreira do pai do meu amigo e me interessei em seguir uma parecida”, acrescentou.

Ana Cristina Fernández da Silva de Itabatã, distrito da Cidade de Mucuri, na Bahia, também fez o curso preparatório. “O curso foi excelente! Muito bom mesmo! Sem ele eu não teria conseguido o resultado que consegui. Os professores são bem preparados e passaram o conteúdo com bastante objetividade”, disse a candidata.

Embora tenha ficado fora das vagas, Ana Cristina acredita que será chamada. Para o polo que concorreu- Teixeira de Freitas- eram duas vagas imediatas e uma vaga de cadastro de reserva e ela ficou em sexto lugar.

“Estudei pelo curso da Fenae e depois que saí do emprego, no final de abril, comecei a me preparar melhor! Estudei mesmo aproximadamente por 30 dias, assisti as aulas gravadas e também acompanhei as aulas on-line durante esses 30 dias”, reforçou.

Yves Stevio Lima Cavalcanti também conseguiu aprovação para área de TI e ressalta a qualidade do material do curso. “O que mais chamou atenção foi que o conteúdo é bem direcionado para o concurso da Caixa mesmo. Contribuiu bastante para minha preparação. Foram muito esclarecedores os conhecimentos”, completou.

Ele tomou conhecimento sobre o concurso, por meio da esposa, que já é empregada da Caixa. Yves foi aprovado para o polo de Belo Horizonte (MG).

Candidatos do RS podem acessar o curso

O conteúdo do curso preparatório continua disponível até 29 de setembro, para contemplar os candidatos do Rio Grande do Sul, que não puderam fazer as provas do concurso em 26 de maio, por conta da destruição provocadas pelas chuvas no estado.

As provas foram remarcadas para 29 de setembro. Segundo nota divulgada pela Caixa, o Rio Grande do Sul conta com cerca de 47 mil candidatos inscritos.

Saiba mais

Durante o curso preparatório, os alunos tiveram acesso a aulas gravadas e ao vivo. Todo o conteúdo tem como base o último concurso do banco público e concursos da área bancária realizados nos dois últimos anos. Seguindo o formato de “pílulas de conhecimento”, onde os conceitos são ensinados de forma simples, prática e objetiva, o material é da X5 Educação e foi desenvolvido por uma equipe de professores da própria Caixa.

Além do material gravado, os alunos contaram também com um grupo de WhatsApp para troca de informações e tira-dúvidas.

Compartilhe: