O Rio Grande do Sul foi atingido pelo maior temporal da história, que deixou um rastro de destruição, mortes e centenas de desabrigados em diversas cidades do estado. Para ajudar as pessoas atingidas pelas fortes chuvas, o Movimento Solidário da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e a Apcef/RS dão início, nesta sexta-feira (3/05), à campanha “SOS Rio Grande do Sul”.
Neste momento delicado e crítico para o povo gaúcho, a contribuição de todos é fundamental para ajudar as famílias desabrigadas. Com isso, as instituições estão arrecadando material de higiene pessoal, limpeza, cestas básicas, água potável e colchões. Os materiais podem ser entregues na sede da Apcef/RS, localizada Av .Cel Marcos, 851, Bairro Pedra Redonda, Porto Alegre. As ajudas em dinheiro podem ser feitas por meio de conta específica na Caixa Econômica Federal (104), agência 1041, operação 003 e conta corrente (50174-4), ou através da chave PIX 34.267.237/0001-55.
Este é o segundo ano seguido que a Fenae e a Apcef se unem para ajudar as famílias atingidas por enchentes no estado. O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, destaca que a união é fundamental para auxiliar na reconstrução da vida dessas pessoas.
“Infelizmente a tragédia se repetiu e, a exemplo da mobilização que fizemos no ano passado, a Fenae e Apcef/RS buscam arrecadar recursos e doações para ajudar as vítimas desse desastre que atingiu diversas de famílias. Pedimos a colaboração de todos para tentar amenizar a dor e os prejuízos na vida dessas pessoas”, destaca Takemoto. “A solidariedade é fundamental nesse momento difícil para o Rio Grande do Sul. Por isso, convidamos não somente os empregados da Caixa, mas toda a comunidade para que se engajem nessa ação”, conclui.
A vice-presidenta e presidenta eleita para a próxima gestão da Apcef/RS, Naiara Machado, diz que todo o pessoal da entidade já está engajado na campanha SOS Rio Grande do Sul no intuito de auxiliar os atingidos pelas cheias. “Por conta da gravidade da situação, cancelamos atividades importantes, e estamos direcionando as ações e repercutindo amplamente essa campanha de apoio às tantas famílias que sofrem por conta dessa calamidade”, disse.
Números da tragédia:
De acordo com a Defesa Civil do estado, até o momento, foram registradas 23 mortes e 21 pessoas continuam desaprecias. Ao todo, 147 cidades foram atingidas pelas inundações. As chuvas afetaram a vida de aproximadamente 98 mil pessoas, deixando 10 mil desabrigadas. As áreas mais atingidas são as regiões Central, dos Vales, Serra e Metropolitana de Porto Alegre.
Como doar:
Conta para transferência bancária:
Banco Caixa (104)
Agência: 1041
Operação: 003
Conta corrente: 50174-4
Federação Nacional das Associações do Pessoal CEF.
PIX (CNPJ): 34.267.237/0001-55