Ensinar de forma lúdica, onde crianças são levadas a aprender e a se valorizar como protagonistas das suas próprias histórias e mudar a realidade onde vivem. Com esse intuito, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) tem dedicado um olhar carinhoso e comprometido aos projetos de educação desenvolvidos para garotas e garotos que moram em comunidades em vulnerabilidade social no Rio Grande do Norte e em Sergipe.
No Dia Mundial do Livro, comemorado neste 23 de abril, a Fenae destaca os projetos “Transformar e Educar”, desenvolvido em parceria com a Apcef de Sergipe, e o “Aprendendo com Letras, Números e Bolas”, da Apcef do Rio Grande do Norte, que atendem crianças que moram em comunidades carentes nos dois estados. Além do reforço escolar, como aulas de matemática, português e a prática da leitura, as duas Apcefs abrem as suas portas para que essas crianças também pratiquem atividades esportivas. Ambos os projetos foram selecionados por meio dos editais de seleção de projetos de responsabilidade social da Fenae e das Apcefs, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania.
Valorizando o potencial transformador da educação, a Fenae enxerga esses projetos como instrumentos fundamentais para a construção de um futuro mais justo e próspero para as comunidades menos favorecidas, investindo no desenvolvimento humano e social dessas regiões, como explica o presidente da Fenae, Sergio Takemoto: “Os projetos de educação para crianças do Rio Grande do Norte e de Sergipe são um investimento no futuro dessas comunidades. Através da educação, estamos construindo oportunidades e transformando vidas”.
Transformar e Educar
Desde 2022, o projeto “Transformar e Educar”, desenvolvido na Apcef/SE, atende cerca de 60 crianças do bairro Recanto da Paz, em Aracaju, com reforço escolar e atividades esportivas. A comunidade é uma das mais violentas da cidade e carece de atenção básica do estado. Para os pais das crianças atendidas, a iniciativa é uma forma de valorizar o potencial das crianças e uma oportunidade para construírem um futuro melhor para elas.
Mãe de uma criança beneficiada pelo projeto, a moradora da Recanto da Paz Járbora Dácio destaca as iniciativas como uma verdadeira oportunidade. “Minha filha e sobrinha são atendidas com o reforço escolar. Para mim, como mãe da Acsa Eloá, é bastante satisfatório ver a oportunidade que ela está tendo, pois esse projeto agrega conhecimento para o crescimento dela. Só tenho a agradecer a iniciativa da Apcef e da Fenae”, declara.
A dona de casa Marisa Teixeira também tem uma filha que faz reforço escolar na Apcef/SE. “Este é o segundo ano que a minha filha participa do projeto. Essa iniciativa é um verdadeiro presente para as crianças, pois trouxe muitos benefícios para a nossa comunidade”, lembra.
Para o presidente da Apcef/SE, Diogo Melo, o projeto desenvolvido é de suma importância, principalmente, porque é a oportunidade de enxergar nos pais, nos responsáveis e nas pessoas da associação dos moradores, a importância que eles dão ao processo de aprendizado que as crianças têm.
“O projeto atende crianças do bairro que é um dos mais violentos daqui. Por isso, eles veem essa iniciativa como um instrumento de mudança da realidade da comunidade onde estão inseridos”, explica. “Esse é o principal fato para a ONG Moradia e Cidadania estar aqui, que é nos ajudar a atender e beneficiar as crianças em vulnerabilidade social. É justamente a transformação que eles enxergam nessas crianças e na possibilidade da comunidade deles ser transformada através da educação”, finaliza.
Aprendendo com Letras, Números e Bolas
Já no Rio Grande do Norte, o projeto “Aprendendo com Letras, Números e Bolas” atende 40 crianças da comunidade de Pium, no município de Parnamirim. O projeto ocorre todos os sábados das 8h às 11h, e atende crianças que têm entre 7 e 14 anos, como práticas esportivas, atividades lúdicas e reforço escolar.
Para a dona de casa Divânia Dantas, a iniciativa é uma verdadeira oportunidade para as crianças da comunidade. Para a mãe do aluno Nícolas Jesiel, além de ajudar no intelecto do filho, a aula de reforço e os momentos de lazer com o futebol ajudaram no desenvolvimento e na interação com outras crianças. “Esse projeto faz a diferença para todas as crianças. Acho isso muito importante para o crescimento do meu filho e de cada uma das crianças que participam. É uma oportunidade a mais para ele se tornar um adulto melhor para o nosso país”, disse.
Silvana Chagas, outra mãe de aluna beneficiada pelo projeto, também destaca a importância das aulas de reforço escolar e a prática de futebol para o desenvolvimento da filha. “Ela está aprendendo muito com as aulas de reforço. Outra coisa que ajudou muito a minha filha foi a questão da socialização. Ela vivia trancada, depois que ela entrou nesse projeto está socializando mais com as outras crianças. Ajudou a ocupar a cabeça mais ainda”, relata.
A coordenadora voluntária da ONG Moradia de Cidadania, Altenizia Mota Neves, explica sobre a importância da iniciativa para ajudar essas comunidades carentes. Além das aulas de matemática, leitura e futebol, o projeto também oferece lanche para as crianças, já que muitas vão para o programa sem ter se alimentado. Segundo ela, outro fator importante é que as aulas ajudam na questão comportamental e de socialização das crianças atendidas. “Além do ensino da matemática e do português, esse trabalho é feito para que eles aprendam o valor que cada ser humano tem, que cada ser humano pode ser e que eles podem crescer independentemente de onde eles estejam. Ser um cidadão correto e digno Um cidadão que tenha condições de participar e concorrer no futuro para que eles possam ter uma qualidade de vida melhor e ofertar também para os seus pais”, explica Altenizia.