A Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa) e outras entidades representativas dos empregados Caixa são contra a transferência das operações das Loterias para uma empresa subsidiária no banco público. Para isto, a Federação levou a pauta para conhecimento de parlamentares que formalizaram requerimento na Comissão de Administração e Serviço Público (CASP), com pedido de uma audiência pública para discutir o assunto.

O debate, proposto pelos deputados Erika Kokay (PT/DF) e Tadeu Veneri (PT/PR), será realizado na próxima quarta-feira (3) a partir das 14 horas, na Câmara. Eles ressaltam que as loterias da Caixa têm sido fundamentais para reduzir as desigualdades sociais no país, por meio do repasse de recursos a políticas sociais. 

Cerca de 40% do lucro da Caixa Loterias é destinado a investimentos em saúde, educação e projeto sociais. As loterias federais são monopólio da Caixa desde 1962. E, de acordo com os deputados no requerimento, é justamente a administração centralizada no banco público que viabiliza o cumprimento de seu papel social.

Além dos requerentes, a agenda contará com a presença do presidente da Fenae, Sergio Takemoto; da coordenadora da Comissão Executiva de Empregados da Caixa (CEE/Caixa), Fabiana Uehara e do vice-presidente da Federação Brasileira das Empresas Lotéricas (Febralot), Ricardo Amado Costa, de formas presenciais. A presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, e o jornalista Luís Nassif participarão de forma virtual. 

Serviço

Audiência pública sobre a transferência das operações das Loterias para empresas subsidiárias da Caixa
Data: 03/04
Horário: 14h
Local: Câmara dos Deputados

Compartilhe: