A maior cidade brasileira, São Paulo, completa 470 anos nesta quinta-feira (25). Lar de mais de 12,33 milhões de pessoas, segundo o último censo do IBGE.
Coração financeiro do país, São Paulo é o cartão-postal urbano brasileiro. No entanto, a realidade está longe de acompanhar o reflexo dos edifícios espelhados que estampam as propagandas de turismo da cidade.
Em pleno 2024, São Paulo ainda enfrenta problemas centenários e se mostra inapta aos novos desafios proporcionados pelas mudanças climáticas. Antigos pontos de enchente voltam a inundar por falta de manutenção e adaptação ao crescimento populacional enquanto novos pontos de alagamento surgem.
A mobilidade urbana e o transporte público seguem caóticos e longe de soluções modernas.
São Paulo parece não querer abraçar o futuro no que é necessário ao mesmo tempo que negligencia sua história. A região central é um exemplo disso e está vivendo uma de suas piores fases, é o abandono de cidade escancarado.
A Apcef/SP espera que a atual gestão possa enxergar o que está aos seus pés e cuidar do município e seus habitantes como eles merecem. São Paulo merece atenção, planejamento e muita dedicação em cada canto.