A Apcef/SP participou nesta segunda-feira (14/9) de uma reunião com a empresa Verocard, que passou a fornecer o cartão do auxílio-refeição e da cesta-alimentação para os empregados da Caixa  após vencer licitação iniciada em 24/3, realizada por determinação do Tribunal de Contas da União de dividir em lotes o serviço de fornecimento dos vales para os empregados.

“Há muitas reclamações sobre o serviço, principalmente sobre a falta de estabelecimentos credenciados e a não aceitação em aplicativos de entrega de refeições”, explicou o diretor-presidente da Apcef/SP, Kardec de Jesus Bezerra. 

Durante a reunião, a diretora da Verocard informou que a empresa possui cerca de 17 anos no mercado, atua no Estado de São Paulo prioritariamente no setor público e possui cerca de 550 mil cartões emitidos. A Apcef/SP apresentou, então, as demandas recebidas dos empregados da Caixa por e-mail e pelas redes sociais.

Com relação à inclusão do cartão em aplicativos de compras, a empresa informou que procurou o IFood, que informou que deve abrir uma “janela” (período em que inicia as tratativas para novos pedidos de inclusão) na segunda quinzena de setembro. Com relação a compras on-line em supermercados, respondeu que estão em contato com duas grandes redes, o grupo GPA (Pão de Açúcar, Extra, Assai) e Sondas, e que aguardam “janela” do “gateway” (serviço prestado por empresa terceirizada para tráfego dos arquivos com os “pacotes” dos pagamentos), com a expectativa para meados de janeiro.

A diretora disse que os locais que utilizam as adquirentes (maquininhas) GetNet e PagUol não conseguem credenciar para pagamento nas máquinas de cartão, pois estas duas adquirentes não possuem atualmente convênio com a Verocard, mas que os estabelecimentos que utilizam estas adquirentes conseguiriam se credenciar com pagamento via aplicativo, com QR Code. Disse ainda que algumas locais, como Oba, Fartura, Saint Marchê e Yamauchi resistem a aceitar o cartão, sem apresentarem justificativas, já que, segundo ela, as taxas praticadas pela empresa estariam alinhadas com as de mercado. 

A empresa informou que há cerca de 800 pedidos de cadastramento em andamento e mais de 400 estabelecimentos que não deram retorno aos pedidos de credenciamento e explicou que uma das principais dificuldades é conseguir contato com a pessoa do estabelecimento responsável por decidir.
 No caso de franquias, disse que o franqueador é quem credencia os estabelecimentos. Deu o exemplo da rede Burger King, que é credenciada, e que apenas um franqueado, dentro da rede, não estaria credenciado, mas este franqueado possui 35 lojas. Com relação ao McDonald’s, disse que o processo de credenciamento está em andamento.

Por fim, os representantes da Apcef/SP reforçaram as características da categoria, que ao mesmo tempo que é bem dispersa no Estado, com agências tanto em locais adensados quanto cidades mais isoladas, também tem locais de trabalho com grandes concentrações de empregados, ressaltando que a cobertura da rede precisa chegar a todos os locais.

Os representantes da Apcef/SP informaram que encaminharão à Verocard um levantamento das maiores concentrações de empregados, com endereço e número aproximado de trabalhadores, para que seja verificada a rede credenciada no entorno, e pediu atenção também às localidades que possuem apenas uma agência.

Medidas judiciais – Muitos empregados têm sugerido à Apcef/SP o questionamento jurídico da mudança da empresa de fornecimento dos cartões.

A avaliação da Associação é que seria inviável buscar judicialmente o retorno à Alelo, por se tratar de processo licitatório. Um dos caminhos é acompanhar o desempenho da empresa, já que ela precisa cumprir determinados indicadores em até um ano para permanecer com o contrato.

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