A APCEF/SP recebeu informações de que a direção da Caixa determinou a abertura de dezenas de agências do banco nesta terça-feira, 21 de abril, feriado nacional, e no sábado, 25 de abril, para atender demandas do Auxílio Emergencial.
A decisão só pode ter partido de pessoas que desconhecem a realidade das agências do banco e de executivos que desconhecem o conceito de elasticidade de oferta e demanda. As filas estão enormes porque o atendimento buscado pela população não é aquele oferecido pelos empregados que atendem presencialmente nas unidades.
As principais demandas são o esclarecimento de dúvidas e busca por informações sobre o auxílio emergencial, além de relatos de problemas no acesso ao aplicativo Caixa Tem. A não ser que a empresa tenha um plano de transformar os empregados em bytes de dados para atuarem dentro do aplicativo, a população continuará frustrada e as filas seguirão.
:: Filas desnecessárias continuam. Caixa, faça campanha de esclarecimento!
Com mais essa medida inócua, a Caixa só vai conseguir ampliar a aglomeração e aumentar os números de pessoas contaminadas pela Covid-19, inclusive entre os empregados do banco público.
O que ajudaria a diminuir as filas, além da campanha de esclarecimento e dos ajustes dos sistemas, seria implantar o agendamento para atendimento, as senhas e o monitoramento externo das filas por empresas especializadas. Um exemplo de que o principal problema atualmente é a ausência de publicidade pela Caixa e o governo federal sobre informações do Auxílio Emergencial é que até as entidades representativas dos bancários recebem diariamente inúmeras mensagens de clientes a respeito, o que fez a APCEF/SP produzir material informativo, disponível em suas redes.
Medidas para impedir abertura – A Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE) manifestou sua contrariedade e cobrou da Caixa esclarecimentos sobre a abertura das agências no feriado e no sábado. O Departamento Jurídico da APCEF/SP está avaliando se há medidas judiciais cabíveis para impedir o funcionamento.