“Primeiramente quero agradecer a Deus e depois a vocês que estão trazendo esse tanque para a gente alimentar nossas famílias”. Com esta frase Maria Madalena Pereira Costa traduziu a importância da implantação do projeto de piscicultura na comunidade Cupira, localizada em Belágua (MA). O tanque, com capacidade para 2 mil peixes, é um dos projetos inaugurados, neste sábado (8), pelo Movimento Solidário, programa de Responsabilidade Social da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e das Associações do Pessoal da Caixa (APCEFs), que tem apoio da Wiz e de outros parceiros, como o Governo do Maranhão e a prefeitura.
:: Clique aqui para o conhecer o Movimento Solidário e doar!
Cupira é uma das 21 comunidades que o Movimento Solidário adotou no município maranhense para desenvolver ações de sustentabilidade e melhoria das condições de vida, com geração de alimento e renda. Ao todo estão sendo atendidas cerca de 1.500 pessoas.
As inaugurações deste sábado contaram com a participação de diretores da Fenae, representantes de APCEFs, do governo do Estado e da prefeitura; funcionários da Wiz e da Federação convidados para conhecer o programa e empregados da Caixa.
A comitiva foi recebida com festa pelos moradores das cinco comunidades onde ocorreram inaugurações: Cupira (tanque de peixe), Cocalzinho (poço artesiano), Marajá (suinocultura), Rio do Naja (tanque de peixe) e Pó (suinocultura).
Nas comunidades, além da queima de fogos, os moradores cantaram e dançaram para demonstrar sua alegria e agradecimento. Em Cupira, homens e mulheres apresentaram uma dança típica do Maranhão, o São Gonçalo.
“Agradecemos de coração o que a Fenae e os empregados da Caixa estão fazendo aqui pela nossa comunidade. Era um sonho antigo esse poço. Água é vida, é saúde”, disse emocionado o líder comunitário de Cocalzinho, José do Ribamar Silva.
Lucas Alves, empregado da Caixa em Santa Catarina, ficou impressionado com as condições ainda precárias em que as famílias vivem e como as ações do Movimento Solidário representam uma esperança de mudança dessa realidade. “Volto para o meu Estado com a missão de incentivar outros colegas a continuarem doando para o Movimento Solidário, a fim de ajudar outras comunidades. Vou mostrar para eles tudo que está sendo feito aqui”, disse.
Ele participou da Campanha de Páscoa do Movimento Solidário, voltado para arrecadar recursos para o Lar de Crianças Nossa Senhora das Graças, e ganhou uma Smart TV no sorteio realizado entre os doadores. Lucas foi então convidado para conhecer as ações em Belágua.
O começo – O Movimento Solidário está atuando em Belágua desde 2015. Nesses quatro anos, tem conseguido mudar a vida de famílias carentes do município com ações como a construção de tanques de peixe, criação de galinhas e codornas e hortas comunitárias. As comunidades também recebem capacitação técnica para que possam ter autonomia para manutenção dos projetos.
Doações – As famílias das comunidades atendidas pelo Movimento Solidário também puderam contar com a solidariedade dos empregados da Wiz e da APCEF/MA, que doaram cerca de 400 pacotes de leite em pó.