Os empregados da Caixa, que desejam fazer parte da ação coletiva movida pela Fenae e Apcefs para reverter os efeitos da revogação do RH 151, só têm até quarta-feira (31) para se associar a uma das 27 Apcefs do país. As duas entidades pedirão à Justiça que as regras do normativo integrem o contrato de trabalho dos trabalhadores admitidos até 10 de novembro do ano passado, data em que a direção do banco revogou unilateralmente o normativo.
“Essa medida foi tomada um dia antes de entrar em vigor a nefasta reforma trabalhista, que tirou direitos dos trabalhadores. Trata-se de um desrespeito. Não mediremos esforços para assegurar os direitos dos bancários e bancárias da Caixa”, afirma o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.
Para Dionísio Reis, coordenador da CEE/Caixa e diretor da Fenae, a revogação do RH 151 é a maneira da direção do banco tornar público o fim da incorporação. “Este normativo já está incorporado ao contrato de trabalho e ainda assim há a questão do amparo legal a ser questionado. A direção da Caixa não pode unilateralmente tomar uma medida para acabar com a incorporação de função”, esclarece.
Associe-se
Na quinta-feira (25), Fenae e Apcefs lançaram a campanha de associação “Nossa história continua na sua”. No site www.fenae.org.br/associacao, é possível conhecer melhor as duas entidades Fenae e as associações estaduais e o trabalho realizado. Entre as ações, a defesa da Caixa e dos empregados, e projetos como os Jogos da Fenae, Eu Faço Cultura, Rede do Conhecimento, Talentos, Nosso Valor e Movimento Solidário.
Quem se associar pelo site pagará R$ 49,90 por um período de 60 dias, valor que pode ser quitado por meio do cartão de crédito ou pontos da plataforma Mundo Caixa. Após, valerão as regras e valores da Apcef escolhida, conforme o estatuto da entidade. Além desse conjunto de benefícios e vantagens, haverá o sorteio de prêmios todos os meses. Vão concorrer todos os que se associarem por meio do site da campanha e os já associados que indicarem colegas que efetivarem a associação.