Mais uma vez em sua história, a Caixa está sofrendo ataques do governo com o claro objetivo de entregá-la a empresas privadas, como estamos denunciando há algum tempo. Neste processo perdem empregados, perde a população e perde o Brasil. Para denunciar e barrar o desmonte do banco, o Comitê Nacional em Defesa da Caixa lançou a campanha Defenda a Caixa você também.

O objetivo é mostrar a importância do banco para o Brasil e os brasileiros, destacando sua atuação em áreas como habitação, saneamento, infraestrutura urbana, educação, esporte, cultura, entre outras, envolvendo a sociedade nos debates e na luta.

No site da campanha www.defendaacaixa.com.br, é possível acessar notícias e vídeos; a agenda de mobilização e luta; baixar materiais como a cartilha que explica a importância do banco para o país e as ameaças à instituição pelo governo Temer; além de deixar registrado apoio à campanha.

Comitê Nacional em Defesa da Caixa – Integram o Comitê Nacional em Defesa da Caixa as seguintes entidades: Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) – que representa as APCEFs de todo o país -, Federação Nacional dos Gestores da Caixa (Fenag), Federação Nacional das Associações de Aposentados e Pensionistas da Caixa (Fenacef), Associação dos Advogados da Caixa (Advocef), Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa (Aneac), Associação Nacional dos Auditores Internos da Caixa (AudiCaixa), Associação Nacional dos Técnicos Sociais e Assistentes de Projetos Sociais da Caixa (Social Caixa), Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e Fórum Nacional da Reforma Urbana (FNRU), além das centrais sindicais CUT, CTB, Intersindical, CSP/Conlutas e UGT.

Audiências – Como parte da luta em defesa da Caixa têm sido realizadas audiências públicas em todo o país para dialogar com a população e os parlamentares sobre a importância do banco.

Em São Paulo, já foram realizadas audiências em Campinas, Embu das Artes, Carapicuíba, Santo André, Barueri, na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa de São Paulo, Catanduva, Limeira, Americana, Guarulhos, Paulínia, Araraquara, Diadema, Osasco, Mogi Guaçu, Jaguariúna, Indaiatuba, Itapevi, Amparo, Cordeirópolis e Rio Claro.

“A Caixa é responsável pela maioria dos financiamentos habitacionais no país, opera programas sociais como o Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família, é o banco do FGTS e está presente em lugares que banco nenhum quer se instalar”, salientou o diretor-presidente da APCEF/SP, Kardec de Jesus Bezerra. Isso tudo só é possível porque a Caixa é um banco público. Não interessa às instituições privadas o papel social exercido pelo banco, estão de olho apenas no dinheiro que gira dentro da Caixa.

“É importante que cada um faça seu papel na defesa do banco. Acesse o site e participe da luta em defesa do banco público”, finalizou Kardec.

Compartilhe: