Um roteiro reuniu visitas a belas paisagens ao mesmo tempo que mesclou experiências culturais únicas: este pode ser o resumo da excursão da APCEF/SP à Colônia de Ubatuba, no litoral norte, realizada entre os dias 27 e 30 de julho.

Para os associados que embarcaram na quinta-feira, dia 27, a viagem foi cheia de aventura e, claro, adrenalina durante a visita à Fazenda da Comadre, em Paraibuna. Lá, os associados aventuraram-se em tirolesa, arvorismo, além de saborearem comidas típicas da fazenda. No dia seguinte, foi a vez de os associados visitaram a Flip, em Paraty, que teve como tema a obra do escritor carioca Lima Barreto.

No entanto, neste ano a viagem fugiu do roteiro tradicional e promoveu um rico intercâmbio cultural. Durante visita ao Quilombo da Fazenda, na Rodovia Rio/Santos, o grupo mergulhou na cultura quilombola, com direito a almoço típico – salada feita com o coração da banana e a salada de taioba.

No mesmo viés, a atividade seguinte foi na aldeia Boa Vista, da comunidade indígena Guarani. Lá, nossos “viajantes” assistiram a uma apresentação dos índios, experimentaram pintura corporal e participaram de uma oficina de arco e flecha.

Uma divertida festa julina, realizada na Colônia de Ubatuba na noite de sábado, encerrou a viagem em grande estilo.

Compartilhe: