O Conselho de Usuários do Saúde Caixa reuniu-se no dia 12 de julho, em Brasília. Na oportunidade, o fórum de discussão paritário, formado por representantes dos empregados e da Caixa, deu continuidade aos debates sobre a implantação da Central de Atendimento aos usuários.
Na reunião passada do conselho, realizada em 10 de maio, a Caixa informou que já havia iniciado a implantação da central, com o treinamento dos operadores. Para ter mais informações sobre o andamento deste processo, os membros eleitos solicitaram que a reunião agendada, incialmente, para 28 de junho, fosse adiada para quando a Central já estivesse em operação.
Segundo a nova apresentação do projeto da Central de Atendimento, feita na reunião de 12 de julho, os operadores foram treinados e estão aptos a informar os usuários sobre questionamentos referentes ao cadastro, demonstrativos de coparticipação, informações sobre o plano de custeio, credenciados, autorização prévia, urgência e emergência, entre outros.
O banco informou ainda que o atendimento aos usuários começará a ser feito em ondas. Pelo cronograma informado ao Conselho, a partir de 24 de julho a central estará funcionando primeiramente na região Nordeste e, posteriormente, a Caixa informará as próximas regiões e datas para início de implantação nas mesmas.
Para os conselheiros eleitos, é importante a implantação da central, porque visa melhorar a qualidade do atendimento, aprimorando em especial o prazo para atendimento às demandas dos usuários; além de ser uma obrigação legal. A Agência Nacional de Saúde determina que as operadoras de planos de saúde devem ter uma central de atendimento, nos sete dias da semana, com funcionamento de 24 horas.
Medidas de eficiência para o tratamento de pilates e assistência domiciliar
A Caixa prestou esclarecimentos sobre a CE DEPES/SURBE/GESAP 065/17 que estabelece critérios, na perspectiva terapêutica, para realização de sessões de pilates. A empresa justificou a necessidade de aperfeiçoar os critérios após verificação de utilização inadequada da modalidade. Foi definido que o usuário deve apresentar pedido e laudo médico de acompanhamento, justificando a necessidade do tratamento.
O banco informou ainda que está adotando medidas de eficiência na cobertura de assistência domiciliar com o objetivo de agilizar o processo e padronizar a prestação do procedimento. O projeto foi redefinido, considerando as diferentes necessidades regionais. Nas localidades em que não há credenciados ao Saúde Caixa, os usuários continuarão utilizando esse tipo de assistência por meio de reembolso.
Outros temas tratados na reunião e que ainda voltarão a pauta de reunião do Conselho, por insuficiência de informações apresentadas pela Caixa, são: a utilização do check up, análise das especialidades objetos de maior custeio no plano, recadastramento dos usuários do Saúde Caixa, em especial, dos aposentados; regularização de valores (saldo devedor) que não foram cobrados no exercício de 2016 e cuja cobrança, segundo informações da Caixa, começará a partir de setembro. O banco informou ainda que esta regularização será tratada pela Central de Atendimento.
Avaliação do relatório financeiro – Os representantes dos empregados no Conselho de Usuários pautaram na reunião a apresentação do relatório financeiro do plano de saúde referente ao primeiro quadrimestre de 2017. A Caixa não apresentou o relatório e alegou que está fazendo ajustes nas informações e comprometeu-se a apresentar os números do primeiro semestre na próxima reunião, agendada para 13 de setembro.
“O fato da Caixa não apresentar o relatório financeiro, independente da sua justificativa, é uma atitude que prejudica a atuação do Conselho no tocante ao acompanhamento e análise do desempenho financeiro do plano”, ressalta a diretora da Apcef/SP e conselheira eleita, Ivanilde de Miranda.
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Conselho de Usuários – Movimento pela Saúde